quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os básicos: Base, corrector e pó

Olá, cá estou eu desta vez para vos falar de bases, correctores e pó.

Base
A base é um cosmético com cor aplicado no rosto para criar um tom uniforme para a pele, para cobrir falhas, e, às vezes, para mudar o tom de pele natural. Uma boa base faz com que todas as outras cores que se coloca por cima, fiquem mais mais bonitas e uniformes. 
Actualmente existem muitas bases no mercado e é necessário saber escolher aquela que se adapta melhor a vocês. Há toda uma variedade de cores, texturas, cobertura e preços e uma pessoa fica maluca com tanta opção. 
Primeiro vejam quais são as que se adaptam ao vosso tipo de pele em termos de textura e acabamento. 
  • Se têm pele oleosa, tudo o que diga matificante na embalagem é bem vindo. Experimentem as bases minerais (em pó compacto ou solto), à base de água ou oil-free. Eu tenho tendência a  fugir de todas as bases que digam "dá um ar luminoso à pele", porque isso significa que elas vão dar brilho à pele, não é uma coisa má, mas a minha pele ao produzir óleo, vai tornar-se ainda mais brilhante e eu não quero parecer uma bola de discoteca xD
  • Se têm a pele seca, podem e devem usar bases que prometam dar o tal ar luminoso. Também podem usar bases mais hidratantes. 
  • Para uma pele madura, também aconselho a utilização de bases mais hidratantes e bases líquidas uma vez que as bases em pó ou com uma textura mais grossa, podem evidenciar linhas de expressão indesejáveis.
Escolham também a pensar no tipo de cobertura que querem. Se preferem uma cobertura leve, média ou  total. Pessoalmente gosto de bases com cobertura média porque acho a cobertura total muito pesada.

E como saber qual o tom de base apropriado? Actualmente, muitos maquilhadores profissionais defendem que não se deve experimentar a base no pulso e sim directamente no rosto (numa zona bem iluminada) e eu concordo, porque o tom de pele do pulso difere um pouco da cor da pele do rosto. O importante é saber se a nossa pele é mais rosada ou amarelada porque isso faz toda a diferença. Para quem não sabe o seu tom, deixo este vídeo que tem umas dicas boas que podem ajudar .


Corrector
Um corrector é utilizado para mascarar círculos escuros e outros manchas pequenas visíveis sobre a pele. Os correctores geralmente fazem um bom trabalho de esconder manchas, por se misturarem a imperfeição no tom da pele circundante.
O corrector difere da base pois é mais pigmentado e é utilizado apenas nas imperfeições (olheiras, manchas, borbulhas etc.) Pode ser usado sozinho ou em conjunto com a base. Nos dias de mais calor, apenas coloco corrector nas olheiras antes do pó e estou pronta! 
Estão disponíveis numa variedade de tons da pele e cores! Os correctores da cor da pele destinam-se a dar um look natural enquanto que os coloridos têm o objectivo de contrastar com alguma imperfeição em particular. O corrector branco/rosa pode ser usado para diluir as olheiras ou contusões e para clarear a pele sem brilho. O verde e azul podem neutralizar manchas vermelhas, como as causadas por borbulhas, veias quebradas, ou rosácea. Este tipo de corrector é geralmente aplicado com moderação debaixo de um corrector ou base correspondente ao tom de pele.
Corrector colorido da Essence (daqui)

O pó facial é um pó cosmético aplicado no rosto para fixar a maquilhagem após a sua aplicação. Também pode ser usado para substituir a base caso não se necessite de muita cobertura. 
Existe pó solto e pó compacto. Para escolher o que melhor se adapta a vocês, têm que pensar em como o vão utilizar (se em casa ou se o levam na mala) e o tipo de aplicação. 
  • O pó compacto, como o próprio nome indica, está compactado, pressionado na embalagem e é facilmente transportado porque não se desfaz (a não ser que caia ao chão). Pode ser aplicado com uma esponja ou pincel.  
  • pó translúcido da Elf  (Elf UK)

  • O pó solto é geralmente vendido numa lata ou caixinha pequena e é muito menos conveniente para transporte porque o pó pode sair da caixinha e sujar a mala. A utilização do pincel neste tipo de pó é a mais aconselhada e é a que dá melhores resultados.
pó solto da Make Up Forever  (Super Loose powder - Aqui)
Para pele oleosa, o pó é mas utilizado para minimizar o brilho e pode ser re-aplicado ao longo do dia, em todo o rosto. 
Também pode ser utilizado por quem tem pele seca mas apenas nas zonas onde surgem focos de oleosidade (normalmente na zona T). As meninas com pele seca também podem usar os pós que têm partículas iluminadoras na sua constituição pois estes dão um "glow" muito bonito ao rosto, mas não os aconselho a quem tem pele oleosa, pois pode causar brilho a mais.

Tenham cuidado em não confundir pó solto com base em pó pois o resultado pode ser desastroso! Estejam sempre atentas às embalagens e leiam bem o que lá indica.

Espero que gostem!
beijinhos

1 comentário:

fashionista disse...

adorei! O video tem umas boas dicas!

Related Posts with Thumbnails