quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os básicos: Cuidado de pele

Olá, desde já obrigada a todos que votaram. A maioria escolheu a opção sim e então cá estou eu a começar uma série cá no Pretty onde falo um pouco dos produtos básicos de maquilhagem. Vou começar com os produtos para cuidar do rosto porque não adianta colocarmos imensa maquilhagem se tivermos uma pele mal cuidada. 

Nestes produtos incluo: loção de limpeza, um bom creme hidratante e tónico.
Sou daquelas que acredita que se deve comprar produtos para cuidado de pele com qualidade ainda que se tenha que pagar mais um pouco (embora actualmente não o possa fazer).

Loção de limpeza:
Há imensas no mercado, das mais caras às mais baratinhas, para todos os tipos de pele e com várias texturas. Há em gel, em loção, em leite, em espuma, com partículas esfoliantes enfim, é ao gosto do freguês! Tem o objectivo de remover a maquilhagem e limpar a pele e uma pele limpa é uma pele saudável! O recomendado é utilizar de manhã e à noite aplicando o produto com movimentos circulares por todo o rosto. Depois retira-se com água, com um algodão ou com uma toalha de rosto, novamente, dependendo do tipo de loção.
O tipo de loção a comprar deve ser adequado ao vosso tipo de pele mas a textura depende do vosso gosto. Têm preguiça ou esquecem-se de lavar a cara todos os dias? Façam-no enquanto tomam banho!

Tónico
Deve ser o segundo passo de limpeza e serve para retirar os resíduos de maquilhagem que sobreviveram à limpeza e alguma oleosidade. Eu não vivo sem o tónico porque tenho a pele oleosa e sinto que ele deixa realmente a pele mais limpa e a "segura" um pouco a oleosidade, mas, este produto deve ser apropriado para o vosso tipo de pele. Se tiverem pele seca tenham cuidado com os tónicos que usam!!! Prefiram produtos suaves e sem álcool.


Creme hidratante:
Os hidratantes ou emolientes são misturas complexas de agentes químicos, especialmente concebidos para tornar a camada externa da pele (epiderme) mais macia e mais maleável. Eles aumentam a hidratação da pele (teor de água), reduzindo a evaporação. São fundamentais para prevenir e tratar a pele seca, proteger a pele sensível e melhorar o tónus da pele. Para pele seca, é aconselhado um hidratante mais forte, à base de óleos enquanto que para pele oleosa, recomenda-se hidratantes à base de água. Para pele sensível, é aconselhável usar hidratantes com agentes calmantes como a camomila ou aloe para minimizar a irritação e alergia. Um bom hidratante (novamente, adequado ao vosso tipo de pele) é fundamental!

Já usei muuuuitos produtos e gosto sempre de experimentar marcas novas. Estes são os produtos que uso actualmente na minha rotina:
Creme de limpeza da Nivea (uso apenas uma vez por dia porque ele tem partículas esfoliantes que podem ser agressivas quando usadas em demasia), Leite desmaquilhante de água de uva da Garnier (normalmente uso à noite para para remover a maquilhagem), tónico matificante da Avène (uso de manhã e à noite), hidratante control shine da Nivea (uso de manhã e à noite). (Se quiserem review de algum destes produtos avisem!)

Também, já usei a linha completa da Avéne quando a minha pele andava a dar mais problemas (falei aqui).

O meu conselho?
Sejam produtos caros ou não a escolha é vossa, desde que os produtos sejam adequados ao vosso tipo de pele. Já várias bloggers fizeram revisão de produtos de várias marcas, é só pesquisarem que com certeza encontram um que seja do vosso agrado.

Para a próxima semana falo de bases e correctores!
Espero que gostem!
beijinhos

10 comentários:

Mariana Brito disse...

Amei o post! Obrigada :D
Está bastante explicito!

Xoxo

Lala blog disse...

Olá!!

Gostas do All-in-one da nivea?? Comprei pq tinha gostado de um outro produto de limpeza deles mas este, para mim, não é tão bom :(

**
cenasdalala.blogspot.pt

Filipa Alves disse...

Adorei o post! Muito útil. Também tenho a pele oleosa como tu, fiquei curiosa com a loção purificadora da Avene. A minha está quase a acabar se calhar vou experimentar essa também. Beijinhos

Thakitty disse...

Já fiz um post parecido no blog com os meus produtos e realmente estou sempre a chamar atenção para as meninas cuidarem da pele.. a minha agora anda a dar uma de adolescente, cheia de borbulhas :(

Beijinho

Vanessa Lopes disse...

Não dispenso também os meus produtinhos da Avène =)

MissTee disse...

obrigada! fico contente por teres gostado :)
beijinhos

MissTee disse...

eu nem gosto nem desgosto.. ainda não tenho uma opinião bem formada. mas talvez não o aconselhe para quem tem a pele muito sensível **

MissTee disse...

ainda bem que gostaste :D eu gosto muito da loção da Avéne, mas tenho que avisar que ela tem álcool
beijinhos

MissTee disse...

é uma chatice quando a nossa pele de repente volta a ficar com borbulhas :( pode ser alguma coisa a que sejas alérgica.. 
beijinhos

MissTee disse...

eles são mesmo muito bons! assim que posso gastar mais um pouco, recorro a eles também

Related Posts with Thumbnails