sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Modo Férias: Região Demarcada do Douro

Olá pessoal! Tenho andado ausente, mas quem segue o facebook do blog, sabe porquê. Defendi a minha tese ontem e ... sou mestre! :D Quero deixar aqui um agradecimento muito especial a todos os que me acompanharam nesta etapa (eles sabem quem são), sem vocês, seria muito mais difícil.

Voltando ao blog, decidi iniciar uma rubrica nova cá no blog, onde mostro alguns sítios em Portugal que visitei e dou algumas dicas para quem o quiser visitar. O mês de Agosto já acabou, mas ainda há muitas pessoas de férias e se não estiverem, podem sempre aproveitar as dicas para o próximo ano.

A Região do Douro foi um dos sítios mais bonitos que já visitei! A paisagem verde, o rio.. é tudo maravilhoso! Sabiam que esta região foi classificada como património da Humanidade pela UNESCO? É aqui que se produz o melhor vinho do Porto e vinho de mesa Douro.

Saímos do Porto e seguimos pela A4 até à Saída Mesão Frio/Régua, depois seguimos pela estrada nacional até à Régua. Uma vez que éramos 4 pessoas, decidimos fazer a viagem de carro e dividimos as despesas de combustível e portagens
Podem optar por ir de Comboio e fica-vos entre 8.00 - 9.50Eur ida por pessoa, dependendo do tipo de serviço (Urbano ou interregional respectivamente). Se viajarem de Urbano demoram 2h:11 a chegar à Régua, se for por interregional demoram 1h42.
Há ainda a hipótese de viajar no comboio histório que "percorre o trajeto Régua / Tua / Régua, feito com cinco carruagens históricas restauradas à época, com interiores em madeira, sempre à beira rio, apreciando as vinhas, recriando um ambiente que faz lembrar as viagens do passado." CP Esta viagem pode ser realizada todos os sábados até dia 5 de Outubro. Esta viagem tem um custo 35Eur para adultos e 15Eur para crianças. Para mais informações visitem o site da cp, no separador Programas Turísticos e Cultura e Natureza
Também existem viagens de barco do Porto à Régua, mas os preços são bem mais puxados (por volta de 60Eur por pessoa). Existem várias companhias que fazem este tipo de serviço, é só pesquisarem na internet por cruzeiros no Douro.

Ao chegar à Régua, há uma rotunda com a figura do Marquês de Pombal que foi muito importante para a demarcação e protecção da região, assim como do vinho aqui produzido.

Depois da Régua, seguimos de carro até ao Pinhão

E depois subimos de barco até Tua. Tivemos oportunidade de subir num rabelo e a viagem é maravilhosa. Além de se poder aprecia a magnifica paisagem, ainda oferecem um copo de vinho do Porto. Os preços rondam os 20 - 30 Eur por pessoa, ida e volta (Pinhão-Tua-Pinhão), dependendo do barco.




Chegando a Tua, almoçamos e descemos de comboio até ao Pinhão (custou cerca de 1.80Eur se não estou em erro). A estação de Tua está carregada de história (assim como toda a linha ferroviária do Douro), e nela podemos encontrar um pequeno museu com material ferroviário antigo.




A estação do Pinhão, é igualmente bonita, senão mais, mas não tive oportunidade de fotografar. Em seguida, exploramos mais um pouco do Pinhão e tivemos oportunidade de visitar uma adega e provar alguns vinhos. É possível visitar as adegas, desde que se contacte com os donos com antecedência. Há inclusive quintas que permitem que os turistas participem nas vindimas. As quintas do Tedo e do Seixo, são duas das que permitem visita.



A paisagem fala por si, não é?
Voltamos para o Porto ao final da tarde, mas há ainda a hipótese de ficar hospedado num dos vários hotéis da região. Não é uma viagem barata, mas se puderem, vale muito a pena! 
Alguma leitora já visitou?

6 comentários:

Mir disse...

Parabéns pelo teu mestrado! Eu vou começar o meu daqui a duas semaninhas (me-do!).

Gostei da nova rúbrica! O rio é absolutamente delicioso! <3

Mirabilis Makeup

Maria__Ines disse...

Antes de entrar para a faculdade, eu e os meus pais tínhamos o hábito de ir ao Norte todos os anos...não desfazendo, mas gosto mais de ir lá para cima do que para o Algarve nas férias :P

Beiijinho*

http://www.mantinhaderetalhos.com/

TehTeh B disse...

gpstei do nome pomposo do post, e as fotos sao muito bonitas =)


xoxo

MissTee disse...

haha obrigada :)

MissTee disse...

eu pouco conheço no sul, só mesmo lisboa e um bocadinho do Algarve, a zona da praia da Rocha.


beijinhos

MissTee disse...

obrigada :D
vai correr bem! e vai passar num instante ;)


beijinhos

Related Posts with Thumbnails