sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tenho uma tese para escrever, e agora?

Esta imagem não podia descrever melhor a escrita da minha tese!

Hoje venho dar-vos dicas para a escrita de uma tese, sei que já venho um pouco atrasada, mas espero que este post seja minimamente útil para vocês.. Como sabem, defendi a minha tese no dia 12 de Setembro e lembrei-me de dar algumas dicas sobre todo o processo, desde a escrita à defesa. Cada pessoa tem o seu método de organização e de trabalho, mas espero que este post ajude quem se está a sentir um pouco perdido.

TEMA
Escolham um tema do vosso agrado, pois durante um ano (ou seis meses dependendo do curso e da faculdade) vão estar a trabalhar no mesmo assunto. 
Se puderem escolher o orientador, escolham alguém que gostem, que achem que seja um bom professor e que seja acessível e tenha bons conhecimentos na área onde vocês irão desenvolver a tese.

ESCRITA

Comecem a escrita o mais cedo possível e façam as coisas com calma. Eu comecei a escrever a introdução no início do estágio, aos poucos e sem pressas. Uma vez que eu tinha algum tempo livre no estágio, aproveitava para ir escrevendo. Eu fazia o possível para ir escrevendo durante a semana para ter sempre os fins de semana livres para passear. Custa um pouco organizar toda a bibliografia e por vezes uma pessoa sente-se perdida. Custa começar, mas depois a escrita vai fluindo. Contudo, há dias em que a inspiração não vem e não adianta forçar. Nesses dias eu optava por tratar da organização dos artigos, edição de imagens, legendas etc.
Apesar de ter começado cedo, escrevi os resultados e discussão com mais pressa uma vez que esperei para acabar o trabalho experimental primeiro. Isso foi notório para quem leu a tese (excepto para mim). Por isso o meu conselho é: enviem a tese para os amigos/ familiares para que eles leiam. São outros olhos e vão com certeza ver erros que vocês não vêem por estarem à tanto tempo a olhar para o mesmo. Enviem também para o orientador pois é uma das pessoa que está mais dentro do assunto.

Sigam as regras da vossa faculdade no que diz respeito ao tamanho de letra e espaçamento entre linhas. Assim como tamanho de letra para legendas e notas de rodapé. Normalmente, esses documentos estão disponíveis no site da faculdade mas o vosso orientador também saberá.

SOFTWARE PARA GESTÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Existem alguns softwares que vos irão ajudar a organizar a bibliografia e certamente, muitos de vocês já os conhecem. De qualquer maneira, deixo aqui a dica. Eu conheço apenas 3, o próprio Word, o Endnote e o Mendeley
O Mendeley é gratuito e apenas é necessário registo no site. Foi este o programa que utilizei e gostei muito. Ao adicionar os artigos ele já faz a referência automaticamente, embora em alguns casos seja necessário corrigir. Podem ainda integrá-lo ao word que permite que à medida que seja produzido o documento, sejam inseridas citações e no final seja criada automaticamente a respectiva lista de referências bibliográficas de acordo com o estilo seleccionado. 
O Endnote tem a mesma função que o anterior e é gratuito se o instalarem através da faculdade.
O próprio Word tem uma ferramenta para gerir as referências (pelo menos o 2010 tem, não me lembro se as versões anteriores também têm), no separador Referências - Inserir citação - Adicionar nova fonte, onde podem inserir todos os dados da referência.

IMPRESSÃO
Para mim, esta foi a altura que senti mais stress. Foi altura que fiz todas as correcções (desde erros de português, a distracções nos acentos, unidades, algarismos significativos, legendas...) É sempre bom terem alguém que vos assinale os erros.. é frequente nem darmos conta deles porque ao fim de algum tempo, os nossos olhos ficam cansados. É normal, a tese ter algumas gralhas depois da entrega, porque ninguém é perfeito, mas verifiquem sempre tudo muito bem. 

As faculdades podem ou não ter regras para a elaboração da capa e contracapa. A minha tinha e era necessário um software específico para conseguir fazer a capa. Uma vez que eu não queria preocupar-me ainda mais com isso, resolvi recorrer à reprografia da faculdade que já tem as capas prontas, sendo só necessário dar os dados da tese (título, nome de orientador(es), vosso nome etc.). Se a vossa faculdade não tiver regras muito rígidas, óptimo! Poderão fazer em casa e poupar algum dinheiro.
Há também regras no que toca ao número de cópias da tese que devem imprimir. Na minha faculdade, tive que imprimir 6 cópias da tese (+1 para mim), 6 cópias do resumo em português e 6 do abstract, 6 cópias do CV e fazer 2 cd's com a tese (com capa própria segundo as regras da faculdade). Tudo isto rondou os 150 eur na reprografia da faculdade. Se conseguirem fazer isto tudo em casa, óptimo, pois vão poupar um dinheirão! Claro que o número de cópias varia de faculdade para faculdade e até mesmo de curso para curso, por isso, informem-se bem antes de imprimir.

Se depois da entrega, verificarem que existem erros que se repetem muitas vezes ao longo do trabalho, podem sempre fazer uma errata e entregar no momento da apresentação

DEFESA
Normalmente, entre a entrega e a apresentação da tese, há uma pausa de 1 mês (ou mais dependendo da disponibilidade do júri que vos vai avaliar). Por isso, têm muito tempo para se preparar. Façam a apresentação com calma, foquem-se no essencial e não escrevam muito nos slides. Estejam preparados para as perguntas e nunca dêem a entender que não sabem a resposta. "Essa hipótese poderá ser testada no futuro" ou "Pensei nessa abordagem, mas durante a realização do trabalho, optei por seguir outro rumo devido à falta de tempo" são respostas adequadas. No meu caso, implicaram mais com o português do que com o trabalho em si, o que me fez ficar um pouco frustrada.. Falem com o vosso(a) orientador(a) pois com certeza ele(a) terá boas dicas e até para vos dar.
Geralmente, são 20 minutos para a apresentação e 50 min para a discussão (dependendo da faculdade). Tentem cumprir o tempo estipulado para a apresentação. Controlem os nervos. Eu sei que não é fácil, é todo um ano de trabalho que está em causa, mas respirem fundo e atirem-se de cabeça! Se eu consegui, vocês também conseguem! Boa sorte ;)


9 comentários:

Beatriz Barata Simões disse...

Very helpful! ;)
Fogo, não vejo hora de entregar a minha!
Se bem que me deu agora um ataquinho de saber que vou ter de desembolsar 150 euros para a imprimir '-.- é que ainda por cima ainda tenho bastantes páginas a cor.

Sara Silva disse...

Este post irá dar-me muito jeito nos próximos meses, visto que me encontro no último ano do curso e também tenho uma tese para defender... *medo*
Obrigada! :)
eighteen and a life

Andreia Santos disse...

Bem, eu também vou ter que começar a pensar no assunto visto que para o próximo semestre já devo começar a minha tese!! Muito medo! LOL
Qual é o tema da tua?
Beijinhos

MissTee disse...

a minha foi sobre o desenvolvimento de métodos para a determinação de compostos como nitratos, sulfatos, ácido sórbico, etc. em vinhos do Porto e Douro :)

MissTee disse...

de nada! boa sorte ^^

coisaseoucenas disse...

Desculpa a pergunta mas fiquei um nadinha baralhada com os comentários: uma tese com 100 páginas? A sério?? Porque não estou a ver forma de a minha ter menos de 400 ou 500... Ou estás a falar de uma dissertação?

MissTee disse...

sim, no meu caso foi dissertação de mestrado

RaquelA disse...

É um assunto que me assusta um pouco embora so esteja no 1º semestre do meu 2º ano e ainda tenha mais 3 semestres pela frente, antes de decidir onde quero ir fazer mestrado. Mas, este post foi sem duvida muito util*

r: Ainda bem que gostaste do look, que princesa devo fazer a seguir?

coisaseoucenas disse...

:) Ok. Então muitos parabéns.

Related Posts with Thumbnails